Promover o desenvolvimento integral do adolescente capacitando-o, através de ações educacionais e de profissionalização desenvolvidas de forma regular e sistemática, para atuar e interagir na sociedade em que vive como verdadeiro cidadão, imbuído de princípios e valores de cidadania, impulsionando-o à tomada de consciência de si mesmo e dos outros e a construir seu próprio projeto de vida.
A Associação Cidade Dos Meninos de Campo Grande- MS, atua há dezoito anos consecutivos de forma regular e sistemática na região periférica do município de Campo Grande, à Rua Faride George 1.344 - Bairro Jardim Anache, com o desenvolvimento de ações e atividades consoantes com sua missão e objetivos. Fundada em dezembro de 1998, teve toda sua estrutura física construída dentro de uma área de 56 hectares, de sua propriedade, exclusivamente com doações de empresas e cidadãos compromissados com a responsabilidade social. Passou a receber e atender de forma metódica os primeiros jovens em agosto de 2001. Desde então, mais de 12.000 adolescentes já foram beneficiados com os diferentes serviços oferecidos.
É uma entidade civil, de iniciativa privada, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos, de cunho socioeducativo em meio aberto, de duração indeterminada. Conforme estabelecido por seu estatuto, a instituição é dirigida por uma Diretoria Executiva, eleita entre seus associados voluntários, com mandato de três anos. Os membros da Diretoria concorrem aos cargos de forma espontânea e não estabelecem qualquer vínculo com a mesma e nem qualquer espécie de remuneração. A administração operacional é exercida por um Coordenador Administrativo e um Coordenador de Projetos com suas respectivas equipes de trabalho, definidos pela Diretoria Executiva e estes possuem vínculo trabalhista regular com a instituição. Para o desenvolvimento de suas atividades a instituição possui e utiliza a sua estrutura física com 9.631,05 m2 de área construída, que são compostas pelas salas de aula devidamente equipadas, Laboratórios de Informática; espaço Cultural, Biblioteca, Oficinas adequadamente mobiliadas e equipadas, espaço para preparação e distribuição de alimentação e recreação. Para atividades de suporte administrativo e pedagógico a instituição também tem espaços adequados e suficientes. Os atendimentos são realizados por uma equipe de educadores sociais multidisciplinar composta por uma Coordenadora Pedagógica, uma Assistente Social, quatorze educadores e um inspetor de alunos apoiados diretamente por uma equipe administrativa composta por um Coordenador Administrativo, dois assistentes administrativos, dois atendentes de secretaria, uma merendeira e oito serviços gerais (limpeza, manutenção, portaria e segurança). Todos os colaboradores tem vínculo empregatício regular (CLT) com a entidade.
A Associação Cidade dos Meninos de Campo Grande-MS desenvolve ações de formação e desenvolvimento da cidadania, formação do caráter, fortalecimento escolar, inserção digital, permeadas por ações de fortalecimento de vínculos entre os adolescentes e estes com seus familiares, acreditando no desenvolvimento das pessoas, por meio de ações sociais transformadoras onde o aprender transcenda o simples repasse de informações. A Instituição tem como missão “oferecer e desenvolver educação cidadã e de iniciação profissional”, de forma regular, sistemática e 100% gratuita, para adolescentes de 14 a 18 anos de idade, que estejam estudando a partir do Primeiro Ano do Ensino Médio, oriundos de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social. Na instituição os adolescentes recebem gratuitamente o uniforme, alimentação e todo o material didático necessário. Suas atividades são desenvolvidas de forma permanente e oportuniza o acesso dos beneficiários semestralmente, isto é, no início de cada semestre novo grupo são acolhidos e inseridos nas atividades de acordo com sua capacidade, uma vez que possui estrutura física pronta e equipe técnica devidamente qualificada. Em 2019, 400 adolescentes frequentam diariamente suas atividades de: desenvolvimento da cidadania, da inserção digital, da complementação escolar e da iniciação profissional básica. Este conjunto de atividades, oferecidas no turno matutino e no vespertino, são organizadas e desenvolvidas com metodologia específica e operacionalizadas à semelhança de uma escola comum com adoção de calendário escolar concomitante ao calendário da rede municipal e rede estadual da nossa cidade. Os adolescentes frequentam as atividades no contra turno do ensino regular. Para os adolescentes, familiares e comunidade as “atividades” oferecidas são traduzidas e identificadas como Cursos de iniciação profissional em seis diferentes áreas: Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Departamento de Pessoal, Auxiliar de Repositor, Operador de Computador, Programador Visual Gráfico e Serigrafia. É relevante destacar que, permeando as atividades citadas, a equipe de educadores também foca e atua no sentido de “fazer diferença” e mudar a realidade dos jovens assistidos com o estudo e vivência prática de aspectos ligados a valores, princípios e ética, além de conduzir uma convivência diária dentro da instituição pautada num conjunto de características, normas e procedimentos semelhantes às de uma empresa, acrescidas de práticas de civismo e desenvolvimento de bons hábitos de estudos.
Os recursos financeiros para o custeio das atividades são obtidos das seguintes fontes de renda: Doações regulares de pessoas e/ou empresas na forma de “apadrinhamento” do custo/mês de cada adolescente, através de carnê com recolhimento em rede bancária; doações não regulares de pessoas físicas e empresas e não condicionadas ao sistema de “apadrinhamento”; Campanha permanente DOE o TROCO (das casinhas-cofre) disponibilizadas em instituições comerciais da cidade; doações através do Fundo Municipal da Infância e Adolescência do município, além da realização de eventos promocionais, na própria Instituição, com o fim específico para geração de renda. Parcerias com instituições privadas e com órgãos públicos também tem sido uma ferramenta essencial para dar continuidade regular aos relevantes serviços prestados e grande número de beneficiários atendidos. Devido à disponibilidade de espaço físico, exploramos a atividade de produção agrícola através de uma horta hidropônica, cujos produtos são comercializados em diversos supermercados da cidade, sendo seus dividendos aplicados integralmente para o custeio operacional da entidade. Ainda contamos com a confecção de máscaras em neoprene, que nesse ano de 2020, com a pandemia, tem auxiliado na manutenção da instituição. Atender regularmente 400 adolescentes com as atividades resumidamente descritas, de forma 100% gratuita, exige uma busca e consolidação constante por novas fontes de geração /captação de recursos.
Importante destacar que o atendimento oferecido é um trabalho preventivo visando dar oportunidade a jovens que sonham com um futuro melhor, aspecto este que, para captação de recursos, têm um menor apelo emocional que instituições que atuam nas áreas da saúde de crianças, da educação especial, do atendimento a idosos e outras, mas que tem um papel de grande importância, na redução dos problemas sociais do município, dentre eles, a desagregação familiar, a evasão escolar, a baixa qualificação profissional, o desemprego, e a falta de oportunidades para jovens. Temos um horizonte de possibilidades para alcançar e necessitamos de apoiadores que invistam no futuro de um incontável número de jovens que terão aqui sua oportunidade de construir competências educacionais, comportamentais e profissionais para tornarem-se pessoas inseridas na sociedade de forma educada, competente e produtiva, assim, contribuindo para tornarmo-nos uma sociedade mais humana e mais justa.

O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter.

Sócrates